DAC
A doença arterial coronária (DAC) ocorre quando os vasos sanguíneos que levam o oxigénio para o coração - as artérias coronárias - vão se estreitando (estenose), e diminuem até ficarem totalmente obstruídos. Este estreitamento é causado pela aterosclerose (placa de gordura na parede do vaso), ou pela agregação de plaquetas sobre uma dessas placas de gordura. Quando a obstrução se torna grave (40% de oclusão do vaso), a DAC pode causar angina (dor no peito) ou ataque cardíaco (enfarte do miocárdio).
A DAC é uma causa frequente de cardiomiopatia e, consequentemente, de transplante cardíaco. Ela é mais comum em homens do que em mulheres (antes da menopausa). O fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis elevados de colesterol, história familiar de DAC e falta de exercícios aumentam o risco da doença.
São vários os tratamentos a curto e longo prazo. Alguns profissionais médicos indicam, entre outros medicamentos, o ácido acetilsalicílico para prevenir ataques cardíacos. É importante lembrar que este tratamento só deve ser feito sob supervisão médica. A DAC de maior gravidade deve ser tratada com cirurgia, incluindo angioplastia (alargamento da coronária) e colocação de um desvio na artéria coronária obstruída (bypass ou ponte de safena). Aqueles que apresentam piora da doença, mesmo em tratamento clínico ou cirúrgico, são considerados candidatos ao transplante cardíaco.
1 comentário:
A gordura do peixe (Omega3) tem como função o melhoramento da circulação sanguinea. Como tal um agente muito importante no combate ás doenças cardiovasculares.
Se pensarmos bem, o peixe tem sido posto de parte da nossa alimentação lembram-se de alguma desta frases?
"O peixe não puxa carroça" ou
"O peixe está mais caro que a carne"
"A europa impõe-nos cotas de pescas"
Pois é, meus amigos, tudo isto tem contribuido para que o aumento de doenças cardiovasculares tenham aumentado em portugal, o que é pena já que nós tinhamos bons hábitos na nossa alimentação e agora devido á evolução dos tempos e á conjuntura economica têm-se perdido gradualmente.
Eu como defensor da saúde enquanto a temos, aconselho vivamente a incluirem na vossa alimentação complementos alimentares, pois pode evitar imensas doenças e faz com que o nosso corpo trabalhe de forma correta.
Para mais informações consultem o site: www.nutriforma.blogspot.com
Enviar um comentário